11.7.08

Rio Branco FC e Stella FC

A origem da tradição do futebol em Fortaleza (CE).

Em 2 de junho de 1914, dois jovens que passavam o tempo no Café Art Noveau, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, tiveram a idéia de fundar um clube. À noite, 24 pessoas participaram da reunião onde foi providenciada a ata de fundação do Rio Branco Foot-ball Club, nome escolhido por unanimidade. Assim, foi arrecadado o montante de 2.200 réis para a aquisição de um jogo de camisas lilases e calções brancos.
Naquele ano, o Rio Branco conquistou o seu primeiro título - e o único sob essa alcunha -, um campeonato organizado pelos clubes no Ceará, vencendo o Rio Negro na final, pelo placar de 1x0.
Passado um ano da fundação do clube, uma nova reunião foi convocada, onde foi realizada a eleição de nova diretoria, bem como a definição de um novo nome: Ceará Sporting Club, novamente por unanimidade. A indumentária também fora redefinida, sendo que os jogadores passaram a vestir camisetas com listras verticais em preto e branco e calções brancos, conjunto que viria a se consagrar como o uniforme oficial do Ceará.
A camisa acima foi lançada pela Wilson, que não fornece mais materiais esportivos ao clube, no começo desse ano, em homenagem à origem do Ceará.



No ano seguinte à fundação do Rio Branco, em 30 de maio de 1915, foi fundado o Stella Foot-ball Club - em homenagem ao Stella, colégio suíço onde estudavam os filhos dos granfinos da época.
A relação entre o Stella e o Fortaleza não é muito certa, pois há duas versões acerca do nascimento do Fortaleza. A mais aceita é a que diz que o Stella, em 18 de outubro de 1918, a exemplo do Rio Branco, alterou seu nome - para Fortaleza Sporting Club - e suas cores - para vermelho, azul e branco. A outra versão diz que o Fortaleza foi fundado, em 18 de outubro de 1918, na Faculdade de Farmácia e Odontologia, por algumas pessoas que fizeram parte do Stella. Há, ainda, uma terceira versão, em que, a exemplo do que ocorrera entre Corinthians e Palmeiras, membros do Ceará teriam fundado um novo clube. De qualquer forma, a certeza é que o Stella teve um importante papel nas origens do Fortaleza Esporte Clube.
A camiseta acima foi lançada em janeiro de 2008, pela Kanxa, atual fornecedora de material esportivo do Fortaleza.


No dia 27 de Janeiro de 2008, em jogo válido pela sétima rodada do primeiro turno do Campeonato Cearense, Ceará e Fortaleza adentraram no Castelão trajando os uniformes comemorativos, em homenagem a seus clubes de origem. O clássico-rei terminou empatado em 1x1 - gols de Paulo Isidoro (Fortaleza - 32') e Vavá (Ceará - 84').