31.1.08

Internazionale (UEFA Cup '97-'98)

O último título europeu da Inter.


Atendendo a pedidos, um time italiano. A temporada - 1997/98 - contou com inúmeros escretes espetaculares nos times da bota. A Juventus tinha um time entrosado, com jogadores talentosos como Peruzzi, Boksic, Vieri, Tacchinardi, Montero, Amoruso e Zidane, e foi a campeã da Serie A e vice da UCL; a Lazio, de Nedved, Jugovic, Mancini e Nesta, levou a Copa da Itália e perdeu a final da Copa da UEFA; Oliver Bierhoff, artilheiro da Serie A (27 gols), e Amoroso lideravam o ataque da Udinese; e a Inter levou a Copa da UEFA, com um time não menos competente, embora não se destacasse tanto pela habilidade de seus jogadores, e sim pelo seu excelente trabalho de marcação no meio-de-campo.
Na primeira fase (32 avos de final), a nerazzurri eliminou o suíço Neuchâtel Xamax, com duas vitórias por 2x0. Na segunda fase, passou pelo Lyon, perdendo a primeira, na França, por 2x1, e vencendo em Milão por 3x1. Nas oitavas, voltou a visitar a França, dessa vez contra o Strasbourg, vencendo num total de 3x2 (0x2 e 3x0). Nas quartas, foi a vez da revanche contra o Schalke 04, para quem perdera na final da Copa da UEFA no ano anterior. 1x0 no San Siro e 1x1 em Gelsenkirchen garantiram a vaga nas semifinais. Duas vitórias por 2x1 sobre o Spartak Moskva e passagens garantidas para outra partida na França, a final da Copa da UEFA.
No Parc des Princes, Pagliuca, Colonnese, Fresi, Zanetti, West, Djorkaeff, Zé Elias, Simeone, Winter, Zamorano e Ronaldo entraram em campo para enfrentar a Lazio. Logo aos 5', Simeone fez um lançamento perfeito, do campo de defesa, e encontrou Iván Zamorano, que tocou na saída do goleiro. Ronaldo fazia uma partida espetacular e por pouco não marcou, acertando um chute na trave do goleiro Marchegiani. Na etapa complementar, aos 15', Iván 'Bam-bam' escorou de cabeça para Javier Zanetti, que acertou um lindo chute da entrada da área, no ângulo: 2x0. Dez minutos depois, a Inter liquidava a partida, dessa vez com Ronaldo, que driblou Marchegiani e chutou para o gol vazio, coroando uma exibição digna de final de Copa.





3 comentários:

Paulo Silva Junior disse...

Djorkaeff, Zé Elias, Simeone, Winter - uma meiuca de jogadores que poderiam ter ido mais longe do que foram. O francês acabou tendo carreira discreta, o brasileiro sumiu na Grécia, o argentino sim, teve boa carreira numa seleção sem grandes vitórias e o Holandês foi bem na Holanda geração De Boer, Cocu, Overmas, inclusive com gol diante do Brasil em 94. Mas me fica a sensação que os quatro ficaram a alguns passos de entrarem no primeiro escalão mundial.

Zamorano sim, ídolo eterno. que partida diante da Itália em 98!

e Ronaldo, pra mim top 15 da história, numa fase de gênio, menos badalado que no Barça, mas não menos Fenômeno.

e um time que tem Taribo West de left-defender já é histórico, rs.

belo time.

Paulo Silva Junior disse...

faltaram minhas sugestões pro futuro:

Vasco 2000 - vice mundial, campeão da João Havelange e da Mercosul.

Blackburn Rovers 1994/95, do artilheiro Sheares, o último campeão inglês underground.

CRP disse...

Teruo daora seu site...

Vc tem mto talento pra desenha e arte mlk.

Abraco

caue