26.1.08

Olympique Lyonnais (Ligue 1 '01-'02)

O ano do primeiro dos seis - até agora - títulos franceses do Lyon.


O Olympique Lyonnais, clube nascido em 1896 sob o nome de Racing Club de Lyon não havia levado a taça de campeão francês para Lyon até a temporada 2000-2001, quando encerrou os jogos com o artilheiro do campeonato - o brasileiro Sonny Anderson, com 22 gols -, mas na segunda posição, quatro pontos atrás do campeão Nantes. Para a temporada seguinte, os 'Les Gones' contariam com o meio-campista do Vasco da Gama, Juninho Pernambucano, um dos destaques na conquista da Taça Libertadores de '99 e da polêmica Copa João Havelange, em 2000 e, para conseguir o título, teria que colecionar mais pontos que o rival Paris Saint-German, que contratara o atacante tupiniquim revelação da Copa América, Ronaldinho.

Na estréia, o time visitou o Lens e perdeu por 2x0, mas logo em seguida conseguiu uma série de quatro vitórias consecutivas, sobre Sedan, Bastia, Guingamp e Troyes, alcançando o segundo lugar, com 12 pontos, um a menos de o Lens. Enquanto isso, o PSG não se dava muito bem, empatando muitas partidas e com Ronaldinho não muito inspirado. Na décima rodada, o encontro entre Juninho e Ronaldinho. O Lyon vencia por 2x1 até os 34' do segundo tempo, quando Ronaldinho cobrou o pênalti e fez o gol que impediu o Lyon de alcançar a liderança naquela rodada. O Lyon vinha bem, embalado pelas ótimas atuações e gols de falta de Juninho, mas acabou o primeiro turno na segunda colocação. No segundo turno, problemas: a neve adiava jogos do Lyon e o Lens disparava na liderança, chegando a estar 8 pontos à sua frente, na 23ª rodada. Chegou a 26ª rodada e o jogo de volta contra o Paris Saint-German. Em casa, o Lyon não tem dó e faz 3x0, com gols de Fredèric Dehu (contra), Sonny Anderson e Juninho e diminui para dois pontos a diferença para o Lens. A temporada estava chegando ao seu final, mas o Lens ainda estava à frente e o PSG começava a se aproximar. A situação começou a se definir na 31ª rodada, quando o time da capital empatou e ficou a quatro pontos do Lyon, deixando a briga pelo título entre os dois líderes. 32ª rodada: o Lens perde para o Bastia mas com o empate sem gols com o Montpellier, o Lyon apenas diminui para um ponto a diferença entre os dois times. 33ª rodada: Diouf comanda o Lens na goleada sobre o Guingamp por 4x1, mas Sonny Anderson evita a festa do time amarelo com um gol solitário, que selou a vitória sobre o Girondins du Bordeaux, deixando a decisão do título para a última rodada. 34ª rodada: pela primeira vez na história do campeonato francês, dois times iriam se enfrentar, disputando o título na última rodada. Com a torcida lotando o Stade de Gerland, o Lyon saiu na frente, aos 18' do primeiro tempo, quando Sidney Govou acertou um chute forte de fora da área, e chegou aos 2x0 oito minutos depois, com um lindo gol de voleio de Philippe Violeau. O polonês Bak diminuiu em seguida para o Lens. Na segunda etapa, Pierre Laigle ampliou aos 8' e selou a vitória do campeão francês.
Era o início de um domínio nunca visto no campeonato francês. Na temporada 2006-07, o Olympique Lyonnais chegou ao sexto título consecutivo, batendo o recorde anterior, do Olympique de Marseille, que vencera a liga cinco vezes seguidas, entre 1988 e 1993. Hoje (27/01/08), o Lyon lidera o campeonato francês, com grandes chances de ampliar a sua seqüência de títulos.





2 comentários:

Bruno Nicoliello disse...

Nainê!! Belo artigo, mas faltou mencionar a presença importantíssima do então capitão do time... O grande zagueiro Claudio Caçapa, revelado no Glorioso!
Abs

Anônimo disse...

Nao sabia que o Lyon era tão bom assim.
Amanha vou jogar escolher ele no Winning Eleven. Falou!